EDITORA
Fundada em 2017, a Editora da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia tem como finalidade promover a publicação e a divulgação de obras técnico-científicas relacionadas à Etnobiologia, Etnoecologia e áreas afins produzidas por pesquisadores, extensionistas, educadores, representantes de movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais. Todas as obras devem ser avaliadas e aprovadas para publicação pelo conselho editorial e são disponibilizadas gratuitamente em versão digital.
A editora é composta por Conselho Editorial, Conselho Científico e Diretoria Executiva.
Para mais informações envie e-mail para contato@etnobiologia.org, editorasbee@gmail.com
Veja mais no Guia do Autor, Manual do Autor, Regimento da Editora e Conselho da Editora
Obras publicadas pela Editora da SBEE
Este livro não é propriamente um estudo acadêmico, mas pretende mostrar, por meio das fotos e de pequenos textos e legendas, uma visão do autor do cotidiano das vidas das pessoas ligadas à temática da cadeia produtiva de hortaliças em Shanghai, China, cada qual à sua maneira, numa linguagem mais coloquial, permitindo e facilitando a compreensão desses eventos que acontecem naquele país asiático. Traz fotos tiradas entre 2009 e 2014, pelo autor, nas visitas a Shanghai (e outros locais da China) em seis ocasiões, com o intuito de conhecer a vida por lá, mas também como sua população se alimenta de hortaliças. Não foi apenas um estudo técnico da cadeia produtiva e da variabilidade genética dessas plantas, mas uma vivência que permitiu conhecer pessoas que estão envolvidas nessas atividades, de uma ponta, na produção, até a outra ponta, do consumo. Posteriormente, novas fotos foram tiradas por Meiling Li e inseridas no livro, durante a pandemia da Covid-19, entre 2019 e 2022, o que afetou significativamente a vida em todo o planeta, e que na China também teve as consequências relacionadas ao cotidiano das pessoas e à produção e consumo das hortaliças, afetando, sem dúvida, a vida de suas vendedoras e vendedores. As fotos retratam alguns dos trejeitos, feições, atitudes, motivações, desejos e sentimentos das pessoas em várias das atividades que envolvem as hortaliças, captados sob as lentes de uma pequena máquina fotográfica inserida no telefone celular. Há também mulheres, claro, as vendedoras de hortaliças.
Palavras-chave: Cadeia Produtiva, Comércio e consumo de hortaliças, Hortaliças, Mercado, Vendedoras. Acesse aqui
O livro tem sua gênese nos trabalhos finais de um curso de formação online sobre o livro original "Diversidade Biocultural na Escola - reflexões e práticas para professoras e professores". A qualidade dos trabalhos finais do curso e a riqueza das trocas de experiência nos encontros síncronos motivaram os organizadores a estruturar um segundo livro com a participação dos cursistas e a construção deste volume teve como desafio fazer a costura entre as trocas e reflexões de educadores e educadoras em contextos distintos. Neste livro cada leitor pode ler os capítulos na ordem desejada. No entanto, a organização está em ordem crescente de ano escolar, começando por um plano aplicável para todos os anos, seguido de planos direcionados para os anos do ensino fundamental e médio. Assim, esperamos que essas atividades e propostas sirvam como inspiração e como um convite para outras atividades serem pensadas e desenvolvidas, ajustadas a cada contexto, mas sempre respeitando a riqueza da diversidade biocultural brasileira.
Palavras-Chave: Plano de ensino, 2. Conhecimento tradicional, 3. Povos indígenas, 4. Quilombolas, 5. Educação biocultural. Acesse Aqui
Uma aventura pela Mata de Araucárias, é uma dedicatória aos povos tradicionais e comunidades rurais do interior do Brasil que usam e manejam os recursos da Floresta de Araucária. Ela resgata de maneira bastante simples um pouco do universo dos saberes, sabores, prazeres e dores de povos que se identificam e se transformam conjuntamente com a paisagem característica das araucárias.
Palavras-chave: Conhecimento Tradicional; Etnoecologia; Floresta de Araucárias; Pinhão; Unidades de Conservação Acesse aqui.
Roça Grande: diversidade biocultural das cidades, organizado por Emmanuel Duarte Almada, reúne contribuições diversas que buscam pensar as cidades e a urbanização tendo como chave de leitura a diversidade biocultural. Os capítulos apresentam a diversidade de modos de vida e saberes tradicionais que produzem as paisagens urbanas, habitadas por ciganos, carroceiros, quilombos, quintais, raizeiras, benzedeiras, terreiros e uma multidão de seres e espécies mais que humanas. "Roça Grande" toma emprestado um termo utilizado pela população de Belo Horizonte para se referir de forma pejorativa à capital mineira, afirmando que o rural não é um resíduo de ua urbanização não acabada, mas a possibilidade de uma cidade solidária, justa e diversa.
Palavras-chave: Urbanização, Periferias, Justiça Ambiental, Ecologia Política. Acesse aqui.
Uso de las Palmas en Latinomaérica
Este libro es un esfuerzo colaborativo, donde diversos investigadores del área de la Etnobiología y Etnoecología se reunieron para conjuntar la información más actual y relevante acerca de los usos de las principales especies de palmas de América Latina. Nueve países y sus investigadores representantes hacen una síntesis del conocimiento y de su país.
Palavras-chave: Palmeiras, América Larina, Comunidades Tradicionais. Acesse aqui.
O III Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí objetivou promover conteúdo de qualidade, bem como a aproximação entre professores, pesquisadores e estudantes de biologia em tempos de pandemia para um debate saudável acerca dos saberes tradicionais, promovendo assim o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes, críticos e perceptivos quanto as questões ambientais. O evento foi realizado durante quatro dias: 22 a 25 de junho de 2021. Contamos com a participação de 1.200 inscritos. As palestras foram transmitidas ao vivo no Canal Ciências Biológicas – UESPI Corrente, utilizando a plataforma You tube. Os resultados apontam para uma maior aprendizagem sobre os temas relacionados à Etnobiologia como parte da formação continuada do educando na academia, promovendo a integração entre os discentes dos diversos cursos de Biologia da UESPI com a comunidade externa, além de apresentar várias possíveis temáticas para os trabalhos de pesquisa que possam ser desenvolvidos na instituição.
Palavras-chave: Saber popular; Comunidades tradicionais; Meio ambiente. Acesse aqui.
Diversidade biocultural na escola - reflexões e práticas para professoras e professores” é uma obra escrita a muitas mãos, fruto de reflexões e discussões que emanam das trajetórias e vivências de pesquisa de integrantes do Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica (ECOHE/UFSC). Tais reflexões trazem para um primeiro plano a importância dos saberes, conhecimentos, práticas e perspectivas de povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e locais. Esperamos que este material de apoio para professores e professoras do Ensino Fundamental contribua também como um incentivo para que a ciência seja discutida e vivenciada de forma profunda com as crianças e os adolescentes, e que possibilite a formação de sujeitos críticos e com potencial transformador. Acesse aqui.
O livro Resumos e Memórias do II Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí: Valorizando os Recursos Naturais: Ética, Pesquisa e Conservação, organizado por Jesus Rodrigues Lemos, Maria Helena Alves, Maria Gracelia Paiva Nascimento e Jorge Izaquiel Alves de Siqueira, é resultado do II Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí, realizado em Parnaíba, em junho de 2019. O livro busca divulgar as pesquisas regionais e locais de Etnobiologia e Etnoecologia entre estudantes e pesquisadores do Piauí; promover a criação de parcerias estratégicas e grupos de pesquisa; fortalecer a produção científica em Etnobiologia no Estado; despertar o interesse de jovens estudantes de graduação em desenvolver pesquisas etnobiológicas em âmbito local ou em outras partes do Nordeste brasileiro, e, sobretudo, socializar e discutir, com membros de comunidades tradicionais da região norte do Estado, seus saberes culturais regionais e contribuir, em última instância, com uma melhor qualidade de vida aliada à sustentabilidade dos recursos naturais onde estas comunidades vivem. Acesse aqui.
O Livro Povos Tradicionais do Cerrado e Sustentabilidade, organizado pelos pesquisadores Arthur Bispo, Carlos Bianchi, Katia Kopp, Lorena Dall’Ara Guimarães e Shayana de Jesus, é resultado do
I Simpósio do Centro-Oeste de Etnobiologia e Etnoecologia realizado em Goiânia, GO, em agosto de 2019. Organizado pelo Laboratório de Etnobiologia e Biodiversidade da Universidade Federal de Goiás, em colaboração com a Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, o livro busca entender e contextualizar a sociobiodiversidade do Cerrado, retratando as dificuldades enfrentadas pelas comunidades no uso dos recursos e na manutenção de seus conhecimentos e modos de vida, visando sua valorização. Acesse aqui.
Livro: Pimentas Capsicum L. no Brasil: notas sobre botânica, história, concepções indígenas e folclore (2020)
Em Português
Autores: André Luís Cote Roman, Lin Chau Ming, Maria das Graças Pires Soblayrolles
El libro Usos tradicionales y aplicaciones actuales de algunos insectos y otros artrópodos con fines medicinales em México se presenta un análisis taxonómico de 107 artrópodos pertenecientes a las Clases: Aracnidae, Diplopoda, Malacostraca e Insecta, de ellas 101 pertenecen al grupo de los insectos, utilizados en la medicina tradicional y actual mexicana, para cada especie se reporta: nombre científico, sinónimos, nombre común, antecedentes, padecimientos o enfermedades tratadas , localidades registradas, forma de preparación y uso, aplicaciones actuales como nutracéuticos o en la preparación de medicamentos homeopáticos, productos derivados de ellos y los principios activos que poseen, asimismo se señalan las enfermedades en las cuales se usan, relativas a los aparatos circulatorio, digestivo, reproductor y respiratorio, a los sistemas: inmunológico, linfático y nervioso, neuromuscular, óseo y renal, así como a los órganos de los sentidos oídos y ojos y a enfermedades dermatológicas. Acesse aqui.
Livro de Anais e Memórias do IX Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia & do I Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia do Piauí, ocorrido em Teresina no Piauí em (2017).
O livro Plantando Sonhos - Experiências em Agroecologia no Estado de São Paulo, reúne experiências de trabalhos realizados dentro do âmbito do projeto Centro Vocacional e Tecnológico em Agroecologia e Horticultura Orgânica (CVT) do estado de São Paulo. São 34 capítulos descrevendo atividades relacionados a questões técnicas e de pesquisa, extensão rural e universitária, articulação e comunicação, economia solidária e comércio justo e processos educativos e agroecologia. Acesse aqui.